Sobre o CEPPS
Cursos
Artigos
O que oferecemos
Contato

Histórico

A história do CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde teve o seu início em agosto de 1996 quando comecei a desenvolver cursos de extensão cultural em Psicologia Hospitalar com visita técnica hospitalar. Estive com alunos em visitas técnicas no Hospital São Cristóvão, Hospital Emílio Ribas, Hospital de Reabilitação da FMUSP, Hospital Sepaco, Hospital do Coração, dentre outros. Em todos eles fomos recebidos com muito carinho pelas responsáveis pelo Serviço de Psicologia: Clara Nakagawa, Silvia Cury, Heloísa Helena de Araújo Campos, dentre outras.

Em meados de 2004 dei início ao curso de aperfeiçoamento e de formação em Psicologia Hospitalar, com 120 horas de carga horária, com estágio hospitalar e supervisão, no Hospital São Caetano e Hospital Emílio Ribas.

Em outubro de 2004 teve início a primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar com um corpo docente formado por profissionais de renome da área hospitalar e da saúde. Foi inicialmente realizado no Hospital São Caetano onde implantei e fui responsável pelo Setor de Psicologia Hospitalar, de agosto de 2002 a agosto de 2005. Desenvolvi neste hospital vários projetos dedicados ao paciente, aos familiares e acompanhantes bem como à equipe de profissionais e funcionários. Em parceria com o Instituto de Ensino São Caetano do Sul, que angariou brinquedos com os seus alunos, implantamos a Brinquedoteca, onde desenvolvi o Projeto Acalanto, com cerca de 20 estagiários.

O CEPPS Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde, teve início pela crença em que o psicólogo poderia conquistar espaços não somente na área hospitalar como também em diversos setores da área da Saúde. Além da crença, muita determinação, firmeza de propósitos, seriedade e capacidade de superação de obstáculos. Foi fundado em outubro de 2001, devidamente inscrito no CNPJ sob o nº 04.751.637/0001-70, e registro no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo sob no. CRP SP 2380/J, na 1082a Reunião Plenária de 05/10/01.

Desde agosto de 1996, mais de 3000 alunos de diversas universidades, incluindo um número bastante significativo de psicólogos que já atuam na área hospitalar e da saúde, participaram dos cursos e eventos científicos do CEPPS. Temos também psicólogos de outros países em nossos cursos (Argentina, México e África). Tivemos a satisfação de conhecer e formar vínculos profissionais e laços fortes de amizade com pessoas de São Paulo (capital e interior) bem como de outros Estados/Cidades tais como Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Belém do Pará, Espírito Santo, Manaus, Amazonas, Paraíba, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Curitiba, São Luís do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Recife, Fortaleza, Cuiabá, dentre muitos outros.

Enfatizo que a formação do profissional, a meu ver, além da graduação, pós-graduação, grupos de estudos, supervisão, análise pessoal, congressos, simpósios, jornadas, etc., se dá primordialmente através da motivação de cada um, da disponibilidade interna e externa, do talento, da habilidade no lidar com situações estressoras, da humildade, do bom senso, da disponibilidade em aprender sempre, do respeito nas relações interpessoais – aspectos importantes da maturidade.

Cerca de 20 anos se passaram desde a primeira turma de curso de extensão em Psicologia Hospitalar... Foram anos de trabalho árduo, privilegiando a seriedade e a excelência no aprimoramento profissional e pessoal.

A base do CEPPS é a seriedade de propósito, conteúdo teórico rico voltado para a atuação do psicólogo em Hospital Geral, corpo docente formado por 17 profissionais de alta competência e, na sua maioria, referências na área hospitalar e da saúde.

Agradeço aos primeiros alunos que acreditaram na seriedade e competência do CEPPS; aos alunos em curso, que permitem com que eu continue me aprimorando sempre como profissional e como pessoa. Agradecimento profundo aos professores do CEPPS, que tenho o privilégio de ter sido aluna da maioria deles no passado e hoje, são meus parceiros profissionais e, acima de tudo, amigos, colaborando de forma valiosa nessa trajetória árdua e gratificante: a de contribuir com a excelência na formação do profissional da saúde. Muito obrigada a todos.


ALAIDE DEGANI DE CANTONE
Fundadora e Coordenadora Geral do CEPPS


Copyright (c) 2007 - CEPPS - Todos os direitos reservados Av. Jandira, 295 cj. 608 - Moema
São Paulo / SP - CEP 04080-001